App GooglePlay Android

Novo visual de Michelle Obama causa polêmica nos Estados Unidos

04/02/2013 | 2 Comentários

A primeira-dama dos Estados Unidos é um dos ícones fashion do país. Sempre impecável e figurando em diversas listas das mais bem vestidas, ela causou polêmica na cerimônia da segunda posse do presidente por exibir um visual bem diferente: cabelos mais lisos e franjinha.

No meio da cerimônia, Barack Obama chegou a brincar com o que chamou de “um dos assuntos mais significantes” da semana: a nova franja da mulher, Michelle.

Ativistas e apoiadores de movimentos negros, além da tropa usual de comentadores genéricos, acham que a primeira-dama deveria assumir seus cachos e até talvez adotar um “black power” à la Angela Davis, uma das líderes e musas do partido revolucionário Panteras Negras.

Já fashionistas e especialistas chegaram a elogiar o novo visual de Michelle, dizendo que ressaltou a elegância e o jeito recatado da senhora Obama.

Ironicamente, Michelle é uma primeira-dama ativa, que discursa firmemente, interfere politicamente em seu país e é vista pelos eleitores como braço direito de Obama. Basta compará-la com o estilo mosca-morta de Carla Bruni para ver que ela está anos-luz à frente no quesito Marketing.

No entanto, o liso de Michelle pode ser visto de outro ângulo. Tem o mesmo status que o casaco de pele Christian Dior ou os brincos de esmeralda que Beyoncé usou para cantar na posse do presidente: é um código de riqueza. Michelle e Barack, assim como Beyoncé e seu marido, o rapper e empresário Jay-Z, representam a ascensão social vivenciada por parte da comunidade negra norte-americana. E em dois setores essenciais do sistema: a política e a indústria cultural.

“Numa relação simplificada, mentirosa e preconceituosa, mas muito arraigada e propagada pela moda, o cabelo liso dos brancos é vendido como índice de cuidado, elegância e recato. Na mesma relação perversa, o cabelo cacheado dos negros vira índice de falta de sofisticação e de uma sensualidade estereotipada, “exótica”, diz o especialista Herman Sheridan à revista People.

E você? O que acha do novo visual de Michelle Obama?

Tags: , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Veja também:

Michelle Obama rouba a cena entre astros da NBA e mostra ‘quem manda’

Michelle Obama rouba a cena entre astros da NBA e mostra ‘quem manda’

22/01/2014

Jogadores do Miami Heat, atual campeão da NBA (liga profissional de basquete dos EUA), foram...

Michelle Obama abre as portas da Casa Branca para exibir a decoração de Natal; Confira fotos

Michelle Obama abre as portas da Casa Branca para exibir a decoração de Natal; Confira fotos

05/12/2013

A Casa Branca já começou os preparativos para o Natal. A primeira-dama dos Estados Unidos,...

Barack Obama afirma: ‘Deixei de fumar por medo de Michelle’

Barack Obama afirma: ‘Deixei de fumar por medo de Michelle’

21/10/2013

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou escapar  que largou o cigarro por “medo...

Comentários (2)

Trackback URL | Feed RSS dos comenrários

  1. SONIA disse:

    Vocês estão de sacanagem, a mulher negra ñ pode adotar um visual clássico com um penteado liso e usar a franja que aliás achei charmosa quase sensual na primeira dama, que vcs caem de pau!? E sabe do que mais vamos parar com a ditadura de cabelos crespos e black para ser caracterizado negro. Vcs deviam focar é na atuação desta mulher dentro da política americana, tà.

    • Adriana P. disse:

      Concordo com você, Sonia. Radicalismo não leva a nada. Temos que nos sentir bem, independente do cabelo estar liso ou crespo. Eu gosto de variar: uso meu capo cacheado ou escovado, como “me dá na telha” e nem por isso me sinto mais ou menos negra. Imponho-me de várias maneiras, não apenas pela forma do meu cabelo. Nós precisamos mesmo é estudar, escrever e falar corretamente e buscar nosso lugar ao sol. Isso sim é importante.

Adicionar um Comentário