App GooglePlay Android

Qual a diferença entre alisamento, relaxamento e permanente afro?

15/08/2011 | 10 Comentários

Muito se fala sobre permanente afro, relaxamento e alisamento, mas o que afinal é verdade ou mentira? Como funcionam esses procedimentos? A única coisa de que temos certeza é que todos eles são feitos com química. Na verdade, há novos tratamentos nessas três categorias que dispensam produtos, porém, na grande maioria dos salões, eles ainda são utilizados.

Saiba mais sobre cada um deles:

Permanente afro:

O permanente afro é ideal para cabelos crespos e sem forma definida. Ele não pode ser utilizado em cabelos que já possuem qualquer outro tipo de química. Lembrando que, os cabelos que já foram alisados por procedimentos químicos com base química  diferente ao produto do permanente  não podem ser submetidos a permanentes.

É importantíssimo antes de realizar um permanente ficar três dias sem lavar os cabelos ou usar qualquer tipo de produto para enxágue. O princípio utilizado é o tão temido tioglicolato de amônia, e é importante que o cabeleireiro seja especializado e tenha real domínio sobre o produto. E claro, o teste de mechas é imprescindível.

A manutenção é muito importante para o sucesso de um permanente. Para manter a nova forma obtida pelos fios depois do tratamento químico, é necessário usar hidratantes como xampus, condicionadores. Também é importante usar o leave in como ativadores de cachos. Importante: quem já possui mechas, reflexos, descolorações, colorações e algum tipo de alisamento, não deve realizar o procedimento, que dura de três a quatro meses, aproximadamente. Normalmente esse procedimento é o mais caro de todos os processos de transformação que tem por objetivo e exaltação do cachos.

Alisamento:

O primeiro e fundamental passo para realizar o alisamento é fazer o teste de mechas. Antigamente, costumava ser feito com amônia. Hoje, há novos produtos no mercado que proporcionam uma agressão menor aos fios. Não é aconselhável colorações e descolorações em cabelos alisados.

A força do produto utilizado e a técnica de aplicação é que vai determinar o grau do alisamento, claro, levando-se em consideração a estrutura do cabelo. A técnica utilizada na aplicação do produto é muito importante. Os cabelos devem ser bem enluvados, e os fios tratados mecha a mecha. A utilização de um pente fino também ajuda no processo. O tempo em que o produto fica em contato com os fios deve ser observado com atenção, bem como o enxágue e a neutralização.

Para manter o alisamento, são indicadas hidratações semanais, xampus e condicionadores hidratantes. As colorações e descolorações são aconselhadas somente 30 dias antes ou depois do procedimento. A duração é de 3 meses, aproximadamente.

Relaxamento ou amaciamento:

Como sempre, teste de mechas é fundamental, bem como a compatibilidade dos produtos químicos utilizados. A intenção do relaxamento é reduzir o volume dos cabelos e abrir os cachos. Porém, ele não define. É parecido com o alisamento, mas a técnica utilizada nos fios muda um pouco. O tempo que os produtos ficam em contato com o cabelo também é muito importante nesse procedimento.

O relaxamento deve ser mantido com o uso de leave in para ativar e hidratar semanalmente. Produtos à base de queratina, silicones e proteínas são bem-vindos. Evite pentear os cabelos secos. E uma dica importante: produtos com álcool ressecam o cabelo e estão proibidos! Duram três meses se a raiz for crespa, e cinco meses com raízes cacheadas.

Gostou ? Divulgue para suas amigas !

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Veja também:

Qual o melhor tipo de alisamento ?

Qual o melhor tipo de alisamento ?

26/06/2013

Liso ou cacheado? Eis a questão! Todas as negras antenadas sabem que, após anos da...

Tira-dúvidas sobre o modelador de cachos

Tira-dúvidas sobre o modelador de cachos

12/06/2012

Uma das maiores dúvidas entre as meninas sobre cabelos é: qual a diferença entre o...

Chapinha em excesso faz mal sim !

Chapinha em excesso faz mal sim !

29/04/2012

Que atire a primeira pedra aquela que nunca fez uma chapinha na vida! E mais...

Comentários (10)

Trackback URL | Feed RSS dos comenrários

  1. soraia disse:

    oi td bem com vcs bom eu faço escova progresiva para alisar meus cabelos so que eu tenho o cabelo respo e faz 5 messes que não faço mais nada agora gostaria de fazer uns cachos sera que posso ou vai danificar muito meus cabelos . ele ate é um cabelo macio e muito fino.se eu deixar ele ficar natural ele vai ficar horrivel pq ele não é um crespo bunito oq eu posso fazer se puder me responder eu agradeço de coração abraço a tds

  2. Reni disse:

    poderia em enviar o telefone ouendereço do salao especializado e cabelo afro,permanente afro,
    atenciosamente,
    Reni

  3. janice da silva disse:

    com quamto tenpo posso uzar arfo permanente. ha 5 meses que ñ dei mas nada no cabelo a quimica que usava era salolaine, esto comedo de dar permanrnte afro.sera que os 2 e compativél na formula.

  4. Sinara disse:

    bom meu cabelo contem bastante quimica e devido a isso nao gosto de soltar,as pessoas falam que eu seria melhor com o cabelo solto o que eu ffaço?

  5. Keridasol90 disse:

    Boa tarde, tho o cabelo crespo e relaxo de 4 em 4 meses a raiz com guanidina. gostaria de saber s é mal relaxar a raiz d 4 em 4 meses? e também so tiro as pontas quando relaxo…. e como relexei o meu cabelo esse mês, que foi dia 1 de dezembro, n tenho usado ele molhado aindae entao vou ao secador com rolos… não sei s é do secador, mas  minhas pontas estão armadas e  secas, o k faço? isso k faço ao meu cabelo é mesmo certo?acho k vou ter que começar a molhar ja o cabelo,só nao molhei ainda porque fiz o relaxamento, entao fico um mes a usar secador ( uma vez por semana ) e depois é k vou usar ele aos cachos… é o k faço sempre quando relaxo o meu cabelo

  6. Edson disse:

    meu  cabelo tem cachos do tamanho de uma moeda , eu gostaria de aumentar o tamanho dos cachos, o tamanho mesmo não o numero , algum desses 3 processos acima me ajudaria ?

  7. Tatagata disse:

    meu  cabeloe bem cacheado + nenhum alizamento pega nele por que

  8. Giovanna disse:

    meu cabelo é cacheado não vou alisa-lo nem fazer permanente mais gostei do post!

  9. Tamires_rawr disse:

    queria saber se posso fazer definitiva ? tenho 14 anos e ja usei um pouco de quimica no cabelo !!
    elel é muito crespo e a muito trabalho arrumar será q vai danificar muito ?
    se quiser me responder no e-mail tamires_rawr@hotmail.com
    obrigada

  10. Cavalcanti disse:

    Desejo saber se há algum tipo de relaxamento a base de tioglicolato de amonia, sem o uso de processo de escova definitiva? Fiz uma definitiva com tioglicolato e me arrependi, agora gostaria de manter a mesma química mas apenas relaxar…O processo de escovação com o produto estragou meu cabelo!

Adicionar um Comentário