App GooglePlay Android

Decoração africana em alta

20/09/2011 | 1 Comentário

As riquezas culturais da África estão mais do que presentes em nosso país. Além das heranças culturais, como palavras, a gastronomia, o samba, e muito mais, a arte africana também está presente no Brasil, e é cada vez maior o número de interessados nas esculturas e peças que o povo africano produz para serem usadas como objetos de decoração, dando um toque de rusticidade ao ambiente.

 

Uma das lojas mais conhecidas no ramo da “decoração africana”, a Africarte nasceu com a proposta de trazer ao Brasil um pouco da cultura de lá. Fruto de oito anos de imersão dos irmãos Cláudio, Ana Paula e Márcia Holanda na herança africana, com direito a muitas idas e vindas do continente, a loja atua no Rio desde junho de 2010, e os diretores da empresa já possuem um showroom com um acervo de mais de 1.500 peças de madeira importadas diretamente da África, além de colares, pulseiras e tecidos, tudo feito cuidadosamente por artesãos locais.

 

O sucesso é tão grande que cerca de 27% do volume de peças importadas desde o início do trabalho já foram vendidas. Para o diretor executivo da empresa, Cláudio Holanda, a cultura e a etnia do povo brasileiro muitas vezes se mesclam com a do povo africano em vários aspectos, então, é muito importante trazer para cá esse aprofundamento cultural.

 

- Queremos ampliar cada vez mais esse universo para um número maior de pessoas. Um continente que cobre 20,3% da área total de terra do planeta, com cerca de 900 milhões de habitantes, não pode passar despercebido – afirma.

 

De forma criativa e com acabamentos perfeitos, as peças de decoração africana vão de esculturas em madeira em forma de animais, máscaras e estátuas, até bonecas feitas de garrafas de plástico e tecido, retratando as mulheres zungueiras africanas, com seus filhos amarrados nas costas. Uma típica imagem do continente. Além disso, colares e pulseiras feitas de sementes das árvores imbondeiras, comuns por lá, compõem o rico acervo de opções.

 

- Se olharmos para a matéria prima e para a forma final das peças, veremos a riqueza artística, um trabalho feito com muito cuidado e que traduz o dia a dia desse povo, os costumes, a religião e a história. Uma aula de África para os apreciadores da arte -, finaliza Holanda.

Tags: , , , , , ,

Compartilhe

Veja também:

Na Nigéria, bonecas ‘Rainhas da África’ desbancam a Barbie em vendas

Na Nigéria, bonecas ‘Rainhas da África’ desbancam a Barbie em vendas

21/01/2014

Com a economia da Nigéria em ascensão e mais crianças negras do que em qualquer...

Educadora paulista difunde a cultura africana ensinando alunos a confeccionar bonecas negras

Educadora paulista difunde a cultura africana ensinando alunos a confeccionar bonecas negras

24/11/2013

Difundir a cultura africana de forma lúdica e divertida. Esse é o objetivo de uma...

Pão de Açúcar causa revolta nas redes sociais após instalar uma estátua de negro acorrentado

Pão de Açúcar causa revolta nas redes sociais após instalar uma estátua de negro acorrentado

22/08/2013

Estátua de um manequim negro com os pés acorrentados, instalada na unidade do supermercado Pão...

Comentários (1)

Trackback URL | Feed RSS dos comenrários

  1. Lucivan nobre disse:

    amei as obras!!!adoraria saber como compra-las.lindas…simplismente lindas!

Adicionar um Comentário