App GooglePlay Android

Jesus era negro?

16/04/2012 | 13 Comentários

A figura de Jesus Cristo como um homem branco, de cabelos lisos compridos, traços finos e delicados, e olhos azuis, ficou marcada durante séculos no imaginário universal graças à sua representação em obras de arte, filmes, espetáculos, e afins. Porém, existe uma grande polêmica em torna da sua real aparência. A maioria insiste em confirmar sua beleza alva, mas, há indícios fortes que comprovam o oposto.

Alguns cientistas já criaram, inclusive, uma imagem que mostra como seria o rosto de Jesus, de acordo com os padrões geográficos do território em que ele vivia. A pespectiva passa bem longe da imagem que temos hoje, que segundo alguns, foi forjada nos padrões de beleza ocidentais.

A principal teoria é de que a maioria das figuras humanas já produzidas para retratar o “filho do homem” foram confeccionadas na Europa por artistas brancos. Dessa forma, a sua imagem teria seguido padrões de estética do período histórico em questão. Além disso, a própria Bíblia, em diversas citações, mostra que Jesus poderia muito bem ter sido um homem negro.

Antes de tudo: ele nasceu em Belém de Judá, região que, à época, pertencia a África! Sim, indivíduos brancos eram raros naquelas bandas. Até a construção do Canal de Suez, Israel fazia parte do continente africano, e esta visão perdurou até 1859, quando o território passou a integrar a Ásia.

Outro forte indício de que Jesus não era branco é que ele era da Tribo de Judá, uma das tribos africanas de Israel. Explica-se: os ancestrais masculinos de Jesus vêm da linha de Sem (miscigenados). No entanto, a sua genealogia foi misturada com a linha de Cam (negros) desde os tempos passados em cativeiro no Egito e na Babilônia.

O antepassado direto de Jesus através de Cam é narrado em Gênesis: Tamar, a mulher Cananéia (negra) fica grávida de Judá, e dá à luz aos gêmeos Zerá e Perez, formando a Tribo de Judá, antepassados do Rei Davi e de José e Maria, os pais terrenos de Jesus.

A farsa de sua cor clara

Outra prova: não foi por mero acaso que Deus enviou Maria e José ao Egito com o propósito de esconder o menino Jesus do Rei Herodes, como é citado no livro de Mateus, do Novo Testamento. Ele não poderia ser escondido no norte da África se fosse um menino branco. Não por proteção militar, já que nessa época, o Egito era uma província romana sob o controle romano, mas porque o Egito ainda era um país habitado por pessoas negras.

Assim, a família teria sido apenas mais que fugiu para o Egito com a finalidade de se misturar a outras famílias negras. Se Jesus fosse branco, loiro, e de olhos claros, teria sido no mínimo complicado de ele se miturar aos egípcios negros, certo?

E ainda citando a Bíblia, no livro Apocalipse ele é chamado de o “Cordeiro de Deus”, segundo a Escritura Sagrada, com seu cabelo lanoso, sendo comparado a lã de cordeiro, e os pés com a cor de bronze queimado, uma aparência semelhante a da pedra de jaspe e de sardônio, que são geralmente pedras amarronzadas.

As provas não mentem, mas, para muitos ainda há bastante controvérsia. As cores das pedras citadas em Apocalipse, jaspe e sardônio não são únicas e absolutas, são de diversas possibilidades. Portanto, se Jesus era negro ou não, provavelmente a humanidade nunca vai saber. Mas seus ensinamentos continuam: independetemente da cor, somos todos iguais.

Tags: , , , ,

Compartilhe

Veja também:

Negra Li vai viver Maria Madalena em nova versão do polêmico musical ‘Jesus Cristo Superstar’

Negra Li vai viver Maria Madalena em nova versão do polêmico musical ‘Jesus Cristo Superstar’

30/11/2013

Quando estreou na Broadway em 1971, o musical Jesus Cristo Superstar revoltou cristãos mais conservadores, que consideraram...

A música gospel tem um novo ídolo: Thalles Roberto

A música gospel tem um novo ídolo: Thalles Roberto

03/07/2013

O mundo da música gospel tem um novo superstar: Thalles Roberto. O mineiro de 35...

Negra, analfabeta e filha de escravos, Nhá Chica é beatificada em Minas Gerais

Negra, analfabeta e filha de escravos, Nhá Chica é beatificada em Minas Gerais

04/05/2013

Agora é oficial. Francisca de Paula de Jesus, a “Mãe dos Pobres” de Baependi (MG),...

Comentários (13)

Trackback URL | Feed RSS dos comenrários

  1. Eumário J. Teixeira disse:

    Jesus não era branco nem era negro, provavelmente era moreno como a maioria dos hebreus daquela época. Se fosse negro não teria problema algum, e se fosse branco ficaria moreno pois o sol por lá não era brincadeira. Mas o que mais importa não é a cor da sua pele, pois Ele é o autor da vida que encarnou e se manifestou entre nós por misericórdia e amor. Seu precioso sangue foi derramado naquela cruz para nos salvar da condenação eterna sem nenhum mérito de nossa parte, apenas pela Sua Graça. Ele foi rejeitado pelo seu próprio povo que não O reconheceu, e sua Palavra de Salvação se estendeu à nós gentios. Ninguém pode negar o racismo e a escravidão sofridos pelos negros nos últimos 500 anos, mas relacionar isso com a origem dos verdadeiros israelitas e usar como uma nova forma de discriminação racial é muita irresponsabilidade ou realmente uma ação intencional para desagregar ainda mais os cristãos e provocar a ira dos judeus ditos ortodoxos. Que Deus tenha misericórdia e que o Senhor Jesus Cristo, o Senhor da Glória, interceda por nós pecadores junto ao Pai, sejamos nós brancos, negros, vermelhos ou amarelos! A Palavra de Deus é imutável seja no Velho ou Novo Testamentos!

  2. Rodrigo Silva Cardoso disse:

    Primeiramente, parabéns a todos pelos argumentos e o mais importantes pelo respeito que estão tendo um com outro, mesmo com algumas divergências o que é normal, digo isso por se tratar de um assunto delicado e que gera muitos conflitos, porém ao meu modo de ver o texto é bem escurecedor(esclarecedor), não tenho dúvida que Jesus é africano, porém a quantidade de melanina na sua pele é um pouco difícil de ter exatidão, o que não muda a sua essência, que é o que mais importa!!!

  3. mara disse:

    eu tenho mhas duvidas sobre a verdadeira cor de jesus.Por que em filmes eles nao colocam jesus como um homem da pele escura? entao pq sera q o negro e tao regeitado,sofrido e sempre sofre pelo preconceito….. mais eu acredito que JESUS E NEGRO SIM so vamos ter a certeza qnd nos encontrarmos c ele

    • Tiago disse:

      Mara,vou dar uma resposta para você,estude cristologia,no tempo dos apóstolos as pessoas eram classificadas como brancos,morenos e etíopes,na época as pessoas de pele escura eram chamadas de etíopes,pois não existia a expressão negros e pretos como existe nos dias atuais,um dos discípulos de Jesus que foi bispo da igreja de jerusalém no 1ª século ensinou que Jesus e seus apóstolos eram morenos,o historiador do 1ª século Flávio josefo natural da casa de judá da qual veio Jesus rotulou os judeus como sendo morenos,ao invés de brancos ou etíopes(negros,pretos).

  4. Tiago disse:

    Olá,li esta matéria e tenho que comentar uma coisa interessante,no antigo egito havia brancos que habitavam as partes de cima e negros que habitavam as partes de baixo,quando os brancos foram para o leste e deram de cara com o rio nilo e foram descendo para baixo e se deram de frente com os negros e tiveram casamentos mistos,e isso é provado pelos historiadores que haviam brancos no antigo egito,não é atoa que havia faraós brancos e negros,mas hoje o egito é moreno com minorias de brancos e negros,já sobre a cor de Jesus ele não foi negro e nem branco de acordo com especialistas,procurem na internet sobre as imagens do antigo egito retratando os israelitas,de acordo com as imagens egipcias,haviam israelitas brancos,morenos e negros,de acordo com as imagens haviam israelitas loiros de olhos verdes ou azuis,fato este que levou muitos historiadores a acreditarem que os brancos nórdicos fossem descendentes dos hebreus,haviam brancos ruivos,morenos e negros,pesquisem sobre as imagens egipcias.

  5. Davidson disse:

    Muito bom o seu texto.

    Entretanto acredito que a cor da pele de Jesus é irrelevante. A natureza contraditória de sua existência é que precisa ser explicada.
    E infelizmente ela nunca será :(

  6. ELIAS CORRÊA disse:

    SE JESUS FOR ASSIM SEJA BEM VINDO POIS VAI QUEBRAR A CARA DE MUITOS VAIDOSOS QUE PENSAM QUE JESUS CRISTO DEVERIA SER COMO ELES QUEREM QUE SEJA , E NÃO COMO DEVERIA SER, SE ASSIM FOSSE.
    O IMPORTANTE É QUE NA HORA DA VINDA É JESUS É QUE VAI VIR PARA BUSCAR DE FATO A SUA IGREJA OU SEJA OS QUE SERÃO DE FATO SALVOS.E PARA COM ELE ESTAR.

    PR. ELIAS CORRÊA

  7. Bruno disse:

    Ja ouvi que ele não era bonito aos olhos para não tentar as mulheres, ou uma coisa assim.. mas realmente, isso não importa, quando ele vier todos veremos!

  8. Rubens disse:

    Esse rosto é parecidissimo com o do João Bosco, que inclusive tem ascendencia do oriente médio.

  9. NININHO BONOMO disse:

    Até aceito essa teoria, como BRASILEIRO que temos a NOSSA SENHORA APARECIDA, mas JOSE e MARIA seriam NEGROS também ? já que JESUS foi obra do espirito santo ? seria o filho de DEUS NEGRO ? então DEUS também é NEGRO ? acho tudo isso muito complicado tanto quem surgiu 1º o OVO ou a GALINHA ? Será que é isso que dizem que a IGREJA CATÓLICA tanto esconde ? mas se isso for VERDADE então tenho a CERTEZA que JESUS jamais voltara no planeta TERRA, como os JUDEUS que nunca o aceitaram seria por ELE ser NEGRO ? acho que a humanidade também não o aceitaria tal a decepção depois de milhares de ANOS adorando uma imagens de artista de cinema, embutida pela IGREJA CATÓLICA, seria a gota final para um mundo PODRE, CORRUPTO, cheio de MENTIRAS e ENGANAÇÕES, onde cada vez mais o DIABO DOMINA, acho que seria uma catástrofe e o inicio de um tumulto mundial e a quebra da ordem publica e as guerras ressurgirão e a humanidade se mataram e só ai sim JESUS pode voltar para reiniciar o seu reino na terra.   

    • Rocha disse:

      Meu caro, Nininho, vou lhe conceder uma informação que espero que seja de bom proveito, os Judeus quando digo Judeus me refiro a classe sacerdotal da época de Yeshua Hamashiach = O eterno Salva ou a Salvação do Eterno, por isso seu nome faz referência a pessoa que ele é, e foi tão combatido pelos Sacerdócio da época, pois eles já poderiam começar a identifica-lo pelo nome, ou ( Jesus cristo )como você talvez o conheça. Mas quanto o que diz a palavra em que as pessoas se baseiam ou Bíblia ==> Um dos objetivos aqui é mostrar Yeshua, o Messias da Casa de Israel, o desassociando com a
      imagem do messias criado por Roma, o qual se conhece como Jesus, e isto porque nos dias de hoje essa
      mistura atrapalha muito a visão de Israel a cerca do Seu Messias. Aos israelitas é apresentado um messias
      Jesus, o qual não se parece em nada com o Messias esperado por Israel e esta mistura dificulta a aceitação
      e o cumprimento das profecias.Na sua maioria o nosso povo Israel hoje vê um Jesus que embora seja
      colocado como um judeu, está vestido com roupas romanas, de fala grega e latina , que nasceu por meio de
      um ato milagroso sem relação sexual entre Yosef(José) e Miriam (Maria), celebrado no dia 25 de
      dezembro, desligado de Israel, incircunciso, que não fala hebraico, que tem uma coroa solar na cabeça, que
      persegue Israel, que não morreu pelas transgressões de Israel e nem pela restauração do Reino de Israel ,
      cujo sangue não é o sangue que restaura a aliança feita no Sinai, que trouxe a graça e aboliu a Lei (torah)
      de seu Pai, que faz parte de uma trindade, com características ascéticas, um Jesus que leva para um ” céu”
      e não para Jerusalém, que é cabeça de um corpo sem DNA hebraico e judaico, que não é descendente de
      DAVID segundo a carne, que não reina sobre o trono de David, afastado de Judá, um Jesus sincretizado
      com Hélio, Mitra, Tamuz, um Jesus que não andou como Homem, mas como um “semideus” segundo a
      tradição grega, desligado de Moisés e da LEI.Esse não corresponde ao Mashiach , o Messias, o Ungido da
      Casa de Israel. Não vou entrar muito na questão pois requer muito estudo e em poucas linhas fica difícil de expressar tudo mas fica duas passagens para estudo, Mateus 5:17 sobre a questão da Lei e Romanos 11, leia o capítulo todo se conseguir o capítulo todo de Romanos entenderá todo o resto. Um grande abraço e me perdoe por qualquer coisa.

  10. Leocontatos disse:

    Interessante suas observações! Concordo com sua ideia principal, mas um dia a humanidade saberá, sim como é Jesus! ELE VEM EM BREVE e TODO O OLHO O VERÁ!!!

  11. Deodoromusicasocial disse:

    Sempre falei isso, tenho até uma musica falando do tema…

Adicionar um Comentário