‘Amor à Vida’ é criticada por internautas por não ter nenhum ator negro no elenco

Na internet, um novo viral tem feito a cabeça de internautas. Nas redes sociais e em sites de militância, circulam protestos dizendo que a TV Globo está sendo racista em “Amor à Vida”. Os grupos se dizem discriminados porque há personagens gays na novela, mas no elenco não há nenhum ator negro.

O fato causa a revolta de perfis no Twitter: @anaclaudis comentou: “Não entende porque não há negros no horário nobre”; já o perfil de @ryanhuj diz “A Globo mantém seu racismo numa novela sem atores negros #AMORÀVIDA?

Procurada, a emissora declarou em nota oficial que não divide elenco pela cor de pele e que a escalação das novelas se dá por compatibilidade artística com a personagem e a história.

As informações foram divulgadas pela coluna Outro Canal, assinada pela jornalista Keila Jimenez e publicada na Folha de São Paulo desta segunda-feira (10 de maio).

E você? Concorda?

12 Comentários

  • Honda Tohru Responder

    16/07/2013 at 11:46

    Negro gosta de se fazer de vítima. Se tivesse ator negro bom eles colocariam, querem se aparecer.

  • Mateus H. Pereira Responder

    14/06/2013 at 9:49

    Novela de brancos feita para negros alienados. Como disse um comentário acima, devemos conscientizar-nos a não perder tempo com estas bobagens que agravam a nossa forma social e instiga o racismo. Isto não é para nos sermos aceito. Afinal, que há de mal numa novela em que os personagens são todos brancos idiotas? Devemos saber que o mal está além disto e que o mesmo vai gerando um DESRESPEITO contra outras raça nos restaurantes, nos parques, nos shopping…Enfim, o mal maior do racismo não é a não aceitação que isto gera, mas o desrespeito contra uma etnia. Sempre acreditei que orgulho racial é algo muito ignorante, mas diferente da consciência racial. A consciência é a única que nos levará a lutar de verdade. E foi está mesma consciência que levou Obama a presidente dos EUA.

  • Racism and television: New prime time soap opera features 56 characters, none of which are black | Black Women of Brazil Responder

    13/06/2013 at 11:21

    […] Folha de S.Paulo, Revista Afro, Globo, Washington Post, Inter-American Development Bank, Nexus, Faculdade de Comunicação […]

  • Margotsouza Responder

    12/06/2013 at 21:27

    O que é novela, mesmo? Ah, tá! Aquelas historinhas repetitivas que passam na tv pra distrair a atenção do povo de coisas realmente importantes, tipo CORRUPÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS SÉRIAS, IMPOSTOS ABUSIVOS…Vocês acham que quem escreve esse lixo tem algum interesse além desse? Eles são muito bem pagos pra manter a alienação em alta, gente! Servem a um sistema que está aí pra idiotizar a população, e só!

  • josé carlos ngão Responder

    12/06/2013 at 10:42

    os negros que apareceram na rede globo sempre foram apresentados com arquétipos negativos. Vejam o filme de Joel Zito – “A negação do Brasil” em que eles falam que no brasil não há negros. A globo sempre quis mostrar um brasil de brancos, mude de canal.

  • eduardo Responder

    11/06/2013 at 17:58

    O negro tem que tomar vergonha na cara e parar de assistir novelas e os movimentos negros do Brasil se é que existem tem que fazer campanha para ninguém consumir algo que ele, o negro , não esteja presente. Viva MARTIN LUTHER KING.

  • Daniel Lúcio Responder

    11/06/2013 at 16:58

    A Direção de Arte para não dizer que é racista na abertura da novela Amor à Vida, colocaram um pássaro negro e outro branco, porém quando eles viram pessoas o pássaro negro vira um homem branco. É mole!!! Que vergonha! E eu que gosto de novela como fico? Difícil demais….Não confio nessa elite nem com reza braba..rsrsr!

  • Flávio Medeiros Jr Responder

    11/06/2013 at 15:06

    Então tem vários gays e nenhum negro… Hora dos gays se sentarem no sofá, satisfeitos, enquanto os negros (e os compradores-de-briga seja por que razão for) chiarem. Amanhã teremos negros e gays, mas teremos o mimimi dos índios, botando a boca e a borduna no mundo. Será que nos tornamos tão estúpidos ao ponto de não conseguirmos curtir uma simples novela? Só aceitamos vilões de puro mal, maniqueístas, irreais, estes sim, alienantes? Então um enfermeiro não pode ter defeitos (humanos,claro!), que a turma da enfermagem já vai para as redes sociais (“esse não me representa”)? Só aceitamos mocinhos que se pareçam conosco, o que é um problema, dada a diversidade que nos assola? E se essa diversidade é inexorável, essa exigência histérica de representação imediata não seria uma forma egoísta de discriminação? O politicamente correto, a hipocrisia racial e ideológica, nos emburreceram a esse ponto? Vergonha alheia. Vergonha alheia.

    • Caroline Responder

      11/06/2013 at 17:03

      Nossa, vergonha alheia de tu
      Favor, ler mais.

      • Flávio Medeiros Jr. Responder

        11/06/2013 at 23:24

        O correto seria “vergonha alheia de TI”. Favor estudar mais.

  • Ykenga Responder

    11/06/2013 at 12:53

    Trabalhei durante 30 anos ,como chargista, em jornais diário de grande circulação no estado do Rio de Janeiro e alhures,nos “aquarios” espaço nas redações reservado a diretores de redação e editores,numca notei a presença de um preto nessas funções ,embora tenha trabalhado com gay,lesbicas e enrustidos nas mesmas,portanto ,não é de se admirar que os grandes “criadores e inteligencia da democracia racial brasileira” ignorem o segmento dos pretos nessa ‘democracia social” ,no que eles perpetuam oque ja dizia Elvis Presley :”preto só serve pra comprar meus discos e engraxar meus sapatos”…