App GooglePlay Android

Ilhas Salomão: o país onde os negros são naturalmente loiros

27/04/2013 | 103 Comentários

Nas Ilhas Salomão, cerca de 10% da população nativa, de pele negra, tem cabelo notavelmente loiro. Alguns insulares acreditam que a cor seria resultado da exposição excessiva ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes — mercadores europeus que passaram pelos arquipélagos.

Essas hipóteses, no entanto, foram derrubadas por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. A variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus.

— Este caso acaba com qualquer noção simplória que podemos ter sobre raça — revela o geneticista Carlos Bustamante. — Nós, humanos, somos lindamente diferentes, e esta é apenas a ponta do iceberg.

Bustamante e sua equipe publicaram as descobertas na edição desta semana da “Science”. Eles analisaram amostras da saliva de mais de mil insulares, com atenção especial para um subconjunto, formado por 43 louros e 42 pessoas de cabelos escuros.

Os pesquisadores conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação da cor do cabelo. Chamado de TYRP1, ele é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos. Sua variante encontrada nos cabelos louros dos habitantes das Ilhas Salomão não é encontrada no genoma dos europeus.

Veja mais fotos:

Tags: , , , , , , , ,

Compartilhe

Veja também:

Documentário mostra a assustadora realidade de um safári humano na África

Documentário mostra a assustadora realidade de um safári humano na África

09/01/2014

Quando pensamos que certas práticas abusivas foram definitivamente abolidas do mundo, eis que ele trata...

Genética explica porque africanos sofrem mais de doenças cardíacas e diabetes

Genética explica porque africanos sofrem mais de doenças cardíacas e diabetes

03/12/2013

Uma mutação genética pode ser a responsável pelas grandes chances de africanos e seus descendentes...

Apenas quatro negros foram eleitos para o Senado dos EUA em toda a história

Apenas quatro negros foram eleitos para o Senado dos EUA em toda a história

18/10/2013

Os cidadãos do estado americano de Nova Jersey elegeram, nesta semana, Cory Booker para a...

Comentários (103)

Trackback URL | Feed RSS dos comenrários

  1. matildes disse:

    fiquei muito triste ao ver o preconceito em realaçao essa criatura
    abrcs

  2. Cleonice disse:

    gostei muito dessa matéria pois sou negra e tenho os cabelos loiro,desde criança sempre fui muito discriminada por isso e hoje isso se tornou muito comum entre os negros ,alguns tingem os cabelos para tê-los mais claros eu não preciso disso, mas sempre tive curiosidade de saber o porque..na minha família eu e meus irmãos nascemos assim com cabelos claros e nem meu pai nem minha mãe tem os cabelos desta cor,intrigante!gostaria de obter mais informações se alguém souber me enviem.

  3. Michael Santos disse:

    Ás pessoas que duvidam, sabem o que é gene? Não gosto nem de usar esse termo, mas os mesmo estão com tapa olhos… mas de burro. Meu Deus, é melhor todos voltarem lá para o fundamental e ter aulas de interpretação textual. Pior! Ainda mas com um texto claro. Por favor!

  4. elsa karimi disse:

    ADOREI ESTA MATÉRIA NÃO PELO FATO DE QUE POSSA EXISTIR NEGROS LOIROS, E QUE TALVEZ NO PENSAMENTO LIMITADO ISTO SEJA INDÍCIO DE “SEMELHANÇA” ,O QUE SERIA TERRÍVEL PARA QUEM ACREDITA EM TODA ESTA BOBAGEM DE RAÇA SUPERIOR E TAL.MAS FICO FASCINADA PELO FATO DE QUE A CIÊNCIA ESTEJA COMEÇANDO A INVESTIGAR A VERDADE SOBRE MISTÉRIOS QUE ESTÃO AINDA MUITO LONGES DE SEREM DESCOBERTOS E QUE PROVAVELMENTE CAIRÁ POR TERRA MUITAS TEORIAS SOBRE ORIGEM DE RAÇAS POVOS E DO PRÓPRIO SER HUMANO.

  5. Circe Brive disse:

    Qualquer que seja o motivo de serem negros e louros, não importa…eles são lindos!

  6. Maninho disse:

    Pô, gente, vamos parar de falar churumelas. Alguém aí sabe onde ficam as Ilhas Salomão? Dá a impressão que seria na África pelo que estão comentando. Mas, consultem o mapa e vejam onde ficam. Naquela região (Filipinas, Indonésia, e até mesmo a Austrália), os nativos são morenos (pela grande exposição ao sol) e V. diz que australiano é negro? Eu mesmo, em Copacabana cheguei a ficar muito moreno pois ficava o dia inteiro (aos fins-de-semana) jogando vôlei na praia, assim como muitos amigos, inclusive meu pai (o jogo dele era o frescobol). Pois bem, esses nativos não são negros; são mais índios que negros. Eu não sei a qualificação da cor da pele deles, mas é claro que negros não são. Pela anatomia dos negros, não podem ter cabelos claros, mas aqui mesmo no Brasil temos casos de filhos de negros terem o cabelo louro, isto não é novidade e sim excessão. Para terminar, as crianças que aparecem nas imagens são muito bonitinhas; é a característica daquele povo. Lá isto é normal. Será que a Beyoncé é loura falsificada?

    • Luana disse:

      Faltou um pouco mais de análise da tua parte querido , primeiro que o texto acima não faz referência direta a cor da pele mas sim a cor do cabelo, e teu comentário não pasa de uma visão simplista de um fato muito mais significativo do que parece, além disso se ao teu ver eles não são negros, posso afirmar com toda a certeza e livre de ser julgada como presunçosa que ou você necessita fazer uma visita ao oftalmo ou é louco, poderia estender a minha indignação a ignorância que contastei no comentário acima , porém prefiro não desperdiçar meu tempo e te pedir encarecidamente ,que releia o texto com um pouco mais CALMA (talvez funcione). Ah! Ilhas Salomão, se situa a leste da Papua-Nova Guiné que consiste de muitas ilhas.

  7. Nathasha disse:

    Eis a prova de que tanto brancos e negros loiros são lindos.

  8. Viviane disse:

    Mas será mesmo que eles não tem ascendência europeia? Porque além do cabelo loiro, dois dele tem o cabelo meio liso. Mas sei lá também, não é só europeu que tem o cabelo liso.

  9. Masoque disse:

    que maneiros

  10. Diego disse:

    Eu quando era criança ficava na praia o dia inteiro, meu cabelo era queimado pelo sol e ficava loiro, eu sou moreno claro, mas ficava pretinho de tanto sol, sou descendente de indio com espanhol, então é isso que acontece com o povo dessa reportagem.

    • Lululu disse:

      Você chegou a ler a reportagem antes de comentar?

    • Marco disse:

      Dá uma relida na matéria com atenção, essa era justamente uma das teorias comuns para o caso – e que se confirmou INCORRETA ocorre no caso específico desse pessoal das Ilhas Salomão… o ponto aqui era justamente apontar como uma série de fatores, inclusive alguns que nem conhecemos, podem gerar um fenômeno.

      • Telma disse:

        Realmente! Essa gente que está comentando não leram a matéria. Gente isto está na genética deles e foi comprovado!!! fato.

    • Joe disse:

      Mas que conclusão idiota. Aff.

      ¬¬

  11. Adriano disse:

    Viva a diversidade desse lindo mundo que Deus nos deu. O sorriso dessas crianças das fotos é o suficiente para mostrar que nós humanos somos iguais, apesar de roupagens diferentes.

  12. Nelson disse:

    Apenas uma correção, o estudo é do ano passado (publicado em 4/5/2012). http://www.sciencemag.org/content/336/6081/554.abstract?sid=c5608e7f-635c-4cfc-8b50-f878cf92bb7c

  13. Renato Portinelly disse:

    Bela pesquisa cientifica , gostei…
    Haaa, quando é negro é falta de determinados nutrientes leva a despigmentação capilar,
    quanta hipocrisia e quanta burrice viu, aproveita e leva teus estudos para Stanford quem sabe tem chance.

  14. Ana disse:

    Isso não é genético, ou qualquer coisa extraórdinária, a falta de determinados nutrientes leva a despigmentação capilar, o que torna os cabelos loiros, isso também ocorre em algumas cidades do interior do Brasil, pode ocorrer com qualquer pessoa, independente da raça. Pesquisem…

    • MAM disse:

      Certo. Agora alerte os pesquisadores de Stanford e os editores da Science que eles estão errados e que vc é que está certa. Ah, aproveita e dê umas aulas para eles também. Coitadinhos, eles têm que aprender muito com você…

    • Cintia disse:

      A pesquisadores da Universidade de Stanford, analisou material genetico (saliva) e afirmou que eh o gene TYRP1, vais comer muito feijao com farinha antes de chegar ao nivel deles, bocó tupiniquin.

  15. Fiquei emocionado com a matéria, pois esses negros (que eu não sabia que existiam) lembram os personagens de meu novo livro “Filhos da Preta” que também são negros e loiros no mesmo corpo. Foi maravilhoso saber que eles existem e que a natureza humana é complexa demais para que pessoas simplórias e ignorantes como este tal de Feliciano possa entender! Abaixo o racismo!

    Luiz Mozzambani Neto é autor do livro Filhos da Preta!
    http://www.facebook.com/filhosdapreta

  16. Eli disse:

    Adorei esta matéria muito lindas as fotos e pensando bem que
    combinação linda ficou o negro e o ouro- negro e lindo mesmo combina com tudo.

    • Jo Schur disse:

      Tudo leva a crer que maninho nao leu com cuidado as informacoes apresentadas. Há dados cientificos que comprovam que parte dessa populacao sao naturalmente negras com cabelos loiros. Isso fora comprovado geneticamente logo cientificamente. Nao ha achismos nessa pesquisa e sim dados. Acredito que houve dificuldade de compreender a materia apresentada. Nao custa nada ler novamente!!! Gente, quando afirmamos que o Brasil está cheio de analfabetos funcionais tem genrte que ainda duvida. Vejam aqui algumas falas que demonstram isso. “… eles sao indios e nao negros…” Acha-se que eles nao sao negros porque sao nativos de uma ilha? É preciso dar uma formacao mais accirada para nossos brasileiros.

  17. Victor disse:

    Mas são Indios e não Negros.

    • Itala disse:

      Eles são nativos de uma ilha,e sim eles são negros e não índios.

      • Diego disse:

        Sim eles são nativos assim como os índios era nativos quando portugueses chegaram no Brasil, e sim também eles são negros ou seja são índios negros de cabelo loiro =D

        • Rafaella disse:

          “nativo” não é sinônimo de índio! eles são negros, loiros, nativos de uma ilha, mas não são índios!

          nativo
          [Do lat. nativu.]
          Adjetivo
          1.Que é natural; congênito:
          graça nativa.
          2.Que nasce, procede; procedente:
          O cajueiro é planta nativa do Brasil.
          3.Não estrangeiro; nacional:
          os elementos nativos da população.
          4.Desartificioso, singelo.
          5.Diz-se da água que nasce em uma propriedade, ou que não provém de corrente distante.
          6.Diz-se dos metais e não-metais encontrados em estado de elemento na natureza.
          7.Zool. Diz-se de espécie animal originária de determinada região ou que, há muito tempo, nela habita:
          O ornitorrinco é nativo da Austrália e da Tasmânia. [F. paral., p. us.: nadivo; sin., desus.: nadível.] ~ V. falante —, ferro — e língua —a.
          Substantivo masculino
          8.Indivíduo natural de uma terra, de um país (por oposição a estrangeiro, a colono, etc.); indígena, natural, nacional.

          • Jo Schur disse:

            Amei sua explicacao. Assim os que nao compreendem bem os termos apresentados podem entender na integra o que significa ser “NATIVO”.

    • Leônidas Fernandes disse:

      Eles são negros.Índio é quem mora na índia.O termo “índio” foi atribuido aos nativos das américas errôneamente.Baseando-me pela sua resposta,então você quis dizer que os nativos da África negra são índios?Ou isso é apenas uma forma de disfarce do racismo?

  18. Gustavo disse:

    Tudo que os negros inventam victor?se comparado aos brancos quase nada

    • negra lee disse:

      ignorancia sua….se es branco saiba que nao es melhor por ser branco isso so os idiotas como tu acha para e repara que os melhores e maiores desse nosso mundo são negros e tu o que es oh paspalho???

    • Leônidas Fernandes disse:

      Bom,há uma gama de cientistas e inventores negros,é um número ínfimo se comparado aos brancos,é verdade,mas se comparado os meios e as formas que os negros eram tratados,eles conseguiram sobressair ao grilhão do racismo.Já os brancos tiveram sempre toda a liberdade.Quer que um”prisioneiro” tenha as mesmas chances de um liberto?

    • Alex disse:

      Grande diferença você é um gênio, se cor fosse sinônimo de inteligência com certeza não teria dito tal asneira.

    • Jo Schur disse:

      Que vergonha Gustavo!!! Eh preciso se despir desse couro para poder enxergar a verdadeira essencia humana!!! Que bobagem o que voce acabou de falar. Que tristeza!!!!

  19. Vinícius Figueiredo disse:

    Que crianças lindas!

  20. Anonimo disse:

    cotas ou não?

    • Anna disse:

      comentário do futuro? haha boa!

    • Leônidas Fernandes disse:

      Pra quê cotas?

      • luiz alberto correa disse:

        para se ter pelo menos um instrumento para poder pagar a forma como feita a abolição no brasil quando os escravos foram jogados a sua sorte. Antes os negros eram trabalhadores nas fazendas, nas casas dos brancos depois da abolição viraram no imaginário branco e elitista, preguiçosos e indolentes. Quer dizer os negros no brasil sofreream duas violencias, antes por srem escravos e depois por estarem livres.Esta divida é grande e causou esta grande desigualdade no país. Vivemos sobre a hipocrisia de uma sociedade multiracista e feliz, mas na verdade uma grande parte, na maior parte negros foram excluidos. é preciso achar formas para fazer esta inclusão,e as cotas são uma possibilidade que não pode ser descartada mas experimentada e avaliada, sem medo,sem hipocrisias.

        • Vailda P. Nascimento disse:

          Muito bem colocado sua retórica.

        • ana paula lyrio disse:

          Bravoooo … luiz alberto correa !!!

        • Suyara L. Kobayashi disse:

          Mas se vocês pensarem em cotas já é uma forma de preconceito, pq devia ter um sistema onde toda as raça negra pudessem entrar igualmente como um branco, sem preconceitos.

          • Amanda disse:

            Sim, mas a igualdade ainda é uma irrealidade e o racismo está muito presente em nossa sociedade, é fácil você esperar igualdade, mas é muito injusto colocar brancos que tem uma ótima opção de estudo, seja publica ou seja particular, onde a maioria pobre é negra e muitas vezes não tem nem uma educação básica, onde o professor nem é formado e normalmente é um professor pra todas as matérias. Quem já morou no interior e que tem apenas uma escola muito mal fundamentada pra todas as crianças… É muito difícil concorrer por mais que você estude com todo conteúdo que você tenha em mãos com pessoas que tem internet em casa, aula particular, colégios e livros bons… Então cotas são sim importante, são sim uma forma de igualdade. Do mesmo jeito que não há igualdade para pobre e ricos, não há igualdade entre brancos e negros, isso é uma realidade, é só você entrar numa escola particular, numa loja, numa empresa bem conceituada, quantos negros e quantos brancos tem naquele local? E ser negro e pobre é um problema maior ainda, e há muitas dificuldades. Falar que é contra as cotas quando se está em uma posição privilegiada, é muito bom né?

          • Monique Pacheco disse:

            O preconceito é algo vivo e presente em nossa sociedade. é obrigação do Estado sim promover a igualdade de oportunidades. Quantos negros estão ocupando bons cargos e grandes empresas privadas? Quantas vezes você entrou em um consultório médico e foi atendido por um negro? Sim, precisamos de políticas afirmativas sim, enquanto o negro ainda for olhado com o olhar da diferença, precisamos de cotas sim, para o ingresso em universidades e para o ingresso em cargos públicos, não existem princípios de meritocracia em uma disputa desigual.

  21. Luciana disse:

    Este estudo acabou de criar um paradoxo na cabeça dos racistas nazistas, que chamam o cabela negro de bombril….alguém já viu bombril loiro?????

    • Luciana disse:

      Ah, esqueci de dizer para o RICS ir no google descobrir o que significa “paradoxo”, pois, tenho certeza, que ele ainda não aprendeu, mal saiu do jardim de infância….

    • Washington disse:

      Eu também nunca vi bombril preto.

    • Jo Schur disse:

      Aqui na Alemanha tem muito alemaes com cabelo de “Bombril!. Há inclusive um ator muito famosos aqui que tem um cabelo extremamente crespo com os olhos azuis da cor do ceu e detalhe. Ele eh genuinamente alemao!!!!

  22. Paulo disse:

    E vocês aí dando ibope pra um analfabeto funcional, nazistazinho de meia tigela e imbecil desses.
    Ele nem vai se dar ao trabalho de ler os comentários de vocês, assim como não leu a matéria.

    “Se cada ser vivo é diferente de todos os outros seres vivos, então a diversidade se torna o fato irredutível da vida. Só as variações são reais. E para vê-las simplesmente temos de abrir os olhos.”

    - Dr Alfred Charles Kinsey

  23. diego silva disse:

    o menino poderia ter lido a materia, entender melhor que todos aqui e postar essa asneira so para trollar voces e chamar a atencao.
    acorda povo.

  24. cristiano disse:

    uma caracteristica incrivel da genética, e ao invés de observarem, ficam debatendo, questoes sérias de forma infatil e ridicula pela a internet. idiotas

  25. Gustavo disse:

    A questão maior é a maravilhosa DIVERSIDADE HUMANA, recentemente o Irish Times publicou vários artigos apontando para a origem dos cabelos ruivos e das sardas entre os Europeus, encontrados em povos de todo mundo sim, tanto em aborígenes da Papua Nova Guiné, de tez negra, quanto em Uigures da China de olhos amendoados, ou entre europeus como os Irlandeses, etc. Outro artigo falava do 1% de genes africanos tuaregues entre os celtas da Escócia e da Irlanda e de um DNA datado em mais de 5 mil anos. Os siluros, uma antiga tribo celta britânica era descrita pelos Romanos como de tez etíope. Assim como há irlandeses de cabelo extremamente crespo mas ruivo mas branquelos e sardentos, há esses povos Salomoneses de tez negra e cabelos loiros. ACHO ISSO MARAVILHOSO! ESSA DIVERSIDADE! AS PESSOAS DEVIAM PARAR COM ESSES RÓTULOS “BRANCO”, “NEGRO”, “AMARELO” E “VERMELHO”, se pegarmos os conjuntos de traços seremos muitas dezenas ou quem sabe centenas de tipos, quando as pessoas se conscientizarem desse fato incontestável, discriminar será bem mais difícil. Sabiam que existe uma íris ROXA? Pois é, existem os mais variados tons de verde, existe olho cinza, olho azul, castanhos de tons diferentes, inclusive um castanho-esverdeado, e existe uma íris ROXA! Por mais fantástica seja, ela existe! Também existem os povos muito altos, os povos muito baixos, existem os índios brancos loiros e baixinhos, chamados Samis (lapões) ainda morando em cabanas e montando renas, e no século XIX existiam os índios loiros da tribo Mandan norte-americana, ou os andinos Yokaras de olhos cinzas, e as pessoas ao invés de se conscientizarem do irrefutável, a variabilidade genética com toda a maravilha adaptativa humana, ficam por vezes, não todo mundo, discutindo valores, como se discriminar fosse mudar o DNA de alguém… EU ACHO O MÁXIMO TUDO ISSO! Quando criança eu tinha olhos ameandoados e cabelo castanho claro, perdi o amendoamento dos olhos e meu cabelo escureceu, sou descendente de muitos povos Celtas e também de Tupis, minha própria etnia seria difícil de definir e conheço outros casos de mutabilidade. Somos DNA, não somos “raças”.

  26. Branca disse:

    RICS

    SEU CÚ DEVE SER ARROMBADO MESMO…. PQ A MERDA SAI PELA BOCA…. SEU MANÉ…. SE LIGA BABACA…. VAMOS TE RASTREAR E LHE PROCESSAR!! RACISMO É CRIME!!!!!

    • Alencar disse:

      Pocha ,você usa um linguajar tão chulo e de baixisimo nivel, pra chamar alguem de racista ,a publicação é baseada em fatos ,não em ideologias ,pensamentos.faça um favor a si mesmo ,pense antes de falar ou escrever!
      Pessoas de bem ,tem acesso a esta pagina!

  27. jude disse:

    rics :”engraçado como vcs vivem tentando achar uma forma de se sentirem iguais aos brancos.”
    Maia Rodriguez:”E correr o risco de ser alguém com merda na cabeça e que só fala merda, como você, Rics??????”
    PRECONCEITO NÃO SE COMBATE COM PRECONCEITO NÃO MINHA CARA ! (ele só fala merda; concordo , mas não por ser loiro ).

    • victor disse:

      e vcs tentão ser igual aos negros tudo q e negro inventa vcs roubam e fingem como se nada fosse .fora as mentiras que a tv tenta enganar .os branquinhos no estilo de pra, vcs tem inveja de nós

  28. Bruna disse:

    Que criancas mais lindas!

  29. rics disse:

    engraçado como vcs vivem tentando achar uma forma de se sentirem iguais aos brancos.

    • Maíra disse:

      Vá pastar.

    • Anderson disse:

      Engraçado como você conseguiu ler a notícia e interpretar de forma totalmente diferente da minha, principalmente no meu entendimento sobre genética. Muito inteligente o senhor.

    • Maia Rodriguez disse:

      E correr o risco de ser alguém com merda na cabeça e que só fala merda, como você, Rics??????

    • Luisa disse:

      Aprenda a ler, meu querido. Ninguém tentou ser branco. É a nossa maravilhosa espécie justamente mostrando que cor de pele e cabelo não significam nada.

      • claudia eterna disse:

        é isso aí luisa, deixe dessas besteira povo antes de ser raça humana somos seres humanos, ok?

    • may disse:

      se vc nao percebeu, ninguem está procurando uma forma de ser igual os brancos, nao é só pq sao negros q nao podem nascer com a tonalidade dos cabelos loiros?, então se for assim, tem muitos brancos achando uma possibilidade de se parecer com os negros, encaracolando os cabelos, tentando ter o samba na ponta do pé até mesmo deixando de ser loiros. pare e pense antes de julgar a raça negra.

    • Branca disse:

      RICS!!!!!!!!!

      Vc é um bosta, aliás seu cu deve ser bem preto…. Se liga mané…. RACISTA DO CAPETA!!!!

    • Stepfany Shirley disse:

      Com exceção da cor da pele e umas coisinhas aqui e ali totalmente irrelevantes para o assunto em destaque, em que os negros são diferentes dos brancos? Porque são exatamente iguais na dignidade, na capacidade intelectual, no processo de formação do caráter, enfim, naquilo que realmente importa!

    • Rich disse:

      VAI TOMAR NO CENTRO DO OLHO DO SEU CU, SEU FILHO DA PUTA RACISTA, ESTÚPIDO!!! É POR GENTE COMO VOCÊ QUE ESSA PORRA DE PAÍS NAO VAI PRA FRENTE!! DEVE SER UM MOLEQUE, LISO, QUALQUER QUE SÓ SE GARANTE EM FALAR ESSAS MERDAS NA INTERNET. NAO AGUENTA NEM 10 MINUTOS DE PORRADA COMIGO. TA DUVIDANDO?? BOTA A CARA AÍ….

    • Pereira disse:

      Incrível como pessoas como você, insistem em serem ignorantes.

    • Jo Schur disse:

      Oh Rics, como e´triste percebe que pessoas como voce, valorizam um couro que pode mudar de cor dependendo da doenca que desenvolva e diga-se de passagem que podemos ter as mesmas doencas de pele independentre de sermos brancos ou negros. Meu querido pode ter certeza que as pessoas inteligentes nao estao preocupadas com a cor da pele que ccarregam em sim, mas que tipo de ser humano cada um é. Cresca, desenvola e procure ser um ser menos ignorante!!!!

  30. rics disse:

    engraçado como vcs vivem tentando achar uma forma de se sentirem iguais aos brancos.

    • leicini disse:

      Somos todos iguais
      Na chegada e na partida
      No encontro e despedida
      Na jornada pela vida sem saber

      Somos todos iguais
      Na mentira e na verdade
      No amor e na maldade
      Parte da humanidade sem saber.

      ou vc considera a raçã branca superior?Os reis e os piões vão para mesma caixa no fim do jogo.

      • Uzias disse:

        Na verdade apenas gêmeos univitelinos são iguais leicini. e essa coisa de que todo mundo é igual é coisa de poeta romantista. eu posso me considerar um deficiente físico pela falta de melanina na pele. nem por isso meus colegas negros me tratam como se eu fosse inferior. só na hora de escolher o time de futebol que ninguém quer jogar com o branquelo :c . brincadeiras a parte… que tal agente esquecer essa coisas de racismo… se agirmos como se nada tiver acontecido… se parassem de falar dessa merda a cada 10 mim na tv e na internet. Nossas crianças iam ver isso apenas como história. É lá o lugar do racismo… na história.

    • Erick Souza Alves Machado disse:

      Engraçado como… bem, na verdade não tem graça. Só pena de você.

    • Catraca disse:

      Racista arrombado. Tomara que você morra lenta e dolorosamente, filho da puta.

    • DIDA SKATE disse:

      Depois que inventaram a liberdade qualquer lixo falo o que quer!! quero ver fala pessoalmente em alguma quebrada!! vai toma um sacode rapidim racista pau no cú!!

      • Stepfany Shirley disse:

        Na verdade, não “falam o que querem” por conta da liberdade de expressão. Porque a constituição protege a liberdade de expressão dentro de um limite de dignidade humana, igualdade e respeito. Por isso esse tipo de indivíduo ignorante, medíocre e boçal fala o que bem quer na maioria das vezes anonimamente!

    • DIDA SKATE disse:

      Me corrigindo. Depois que inventaram a ‘internet’ qualquer lixo falo o que quer!! quero ver fala pessoalmente em alguma quebrada!! vai toma um sacode rapidim racista pau no cú!!

    • victor disse:

      tomara q vc pegue sua filha loirinha dando pra 5 negão bem dotado
      kkkkkkkkk

    • ally disse:

      Rics, por favor: se nao tiver nada de inteligente a dizer, fique quieto. Assim voce nao se passa por idiota e os demais leitores podem ler o que realmente interessa.

  31. Sheila Ley disse:

    Bom dia!
    Eu simplesmente estou surpresa com tanta gente de cabelos Louros. Eu naturalmente sempre tive o cabelo com o tom louro para ruivo e acho jamais encontrei explicação para isso. As vezes fico com vergonha de usar meus cabelos soltos por causa da cor diferente que ele tem. Aqui no Brasil,a maioria dos negros pintam o cabelo., as vezes as pessoas acham normal porque acham que eu também tinge o cabelo. Estranho tudo isso porque até meus 16 anos eu tinha olhos azuis e cabelos bem louros, de alguns anos pra cá escureceu um pouco, mas ainda continua com essa cor estranha que não distinguir. Mas fico muito feliz em saber, mesmo não sendo no Brasil existem pessoas diferentes e normais como eu. Obrigada.

    Att.

    Sheila Ley

  32. Carlos disse:

    Eu sou brasileiro e nunca imaginei que houvesse um lugar assim, que diferença fez ou faz ser traduzido ou ter sido publicado no New York Times ? pelo que eu li o texto nao faz referencia a tempo sendo assim essa mesmo texto poderia estar sendo publicado daqui a 10 anos. O importante é o site trazer aos brasileiros informação. E isso muito bem feio… na minha humilde opinião.

  33. Carlos disse:

    E dai ?

  34. Danifol disse:

    Não faz diferença na qualidade da informação e nem é relevante necessariamente por causa do seu “timing”.

    A questão é que é correto (ético) citar suas fontes. Quando o post não tem fonte, presumimos que o autor é o dono do blog ou quem assinou o post. – o que não seria verdade, caso seja uma tradução. Isto é, alguém levando fama por algo que não fez.

    Eu já conhecia esta história e acho muito legal que estejam traduzindo artigos interessantes e de alto nível, mas ainda assim, ficaria melhor com a fonte original e se possível os links para referência.

Adicionar um Comentário