App GooglePlay Android

Como prevenir e cuidar de acnes na pele negra

25/07/2011 | 1 Comentário

Todos nós conhecemos bem as vantagens da pele negra sobre a pele mais clara, como a maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos, diferentes. Uma delas é o cuidado com as acnes ou espinhas.

A produção de oleosidade em peles negras é discretamente maior do que em peles mais claras, portanto há sim algumas diferenças quanto à frequência de acne, porém, não muita. No final, encontraremos negros mais ou menos propensos, assim como temos em indivíduos de pele clara ou oriental.

Porém, o risco das acnes mancharem é maior, pois a pele negra já apresenta produção elevada de pigmento. Em situações como a inflamação causada pela acne, o estímulo à sua produção aumenta ainda mais e é preciso se cuidar para que a pele não manche.

Estas características especiais da pele negra implicam em cuidados especiais. Em primeiro lugar, ela precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não oleosos, não comedogênicos (que não ocluem o orifício produzindo o cravo) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite.

Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel, e pela manhã com um fotoprotetor também com base em gel, segundo a dermatologista paulista Mafalda Dominguez. “Você deve estranhar a indicação do fotoprotetor, mas embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara”, diz ela.

Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas.

Tags: , , , , , ,

Compartilhe

Veja também:

Bons hábitos garantem a pele negra ainda mais saudável

Bons hábitos garantem a pele negra ainda mais saudável

27/11/2013

Apesar de a pele negra ter a vantagem de envelhecer mais lentamente, também precisa de...

Como disfarçar e tratar as estrias na pele negra

Como disfarçar e tratar as estrias na pele negra

07/05/2012

Como cuidar das estrias na pele negra Muitas mulheres acreditam que as estrias aparecem com...

Como tratar as rugas da pele negra

Como tratar as rugas da pele negra

15/04/2012

Todo mundo sabe que ter a pele negra é ser privilegiado quando o assunto é...

Comentários (1)

Trackback URL | Feed RSS dos comenrários

  1. Mara Blam disse:

        Para a pele negra a limpeza diária é indispensável, você tem que manter uma rotina de limpeza pela manhã, meio dia, à noite antes de dormir e sempre que jugar  necessária, só assim você consegue uma boa pele. Parabéns pelas dicas amei.
     Um grande abraço!!!

Adicionar um Comentário