App GooglePlay Android

O que fazer quando a pele negra descasca do sol?

22/04/2012 | Comentar

O verão chegou ao fim, e com ele, a temporada de banhos de sol. Aquelas que são prevenidas sabem que a pele negra, por mais que tenha uma quantidade maior de melanina (filtro solar natural), também está sujeita aos efeitos causados pelo excesso de exposição. Portanto, sob hipótese alguma, o filtro solar deve ser negligenciado.

Mas, se você exagerou ou é daquelas que ignora esta regra achando que tem mais resistência, provavelmente já sentiu um dos piores problemas causados pelo excesso de sol: a pele descascada! Sim, aquele aspecto estranho, em que a pele se solta, deixando uma divergência extrema de tonalidades e descamação no bronzeado.

Para não ter que passar por isso, a principal regra é mesmo o protetor solar. Mas, se já é tarde demais, fique de olhos nestas dicas para acelerar o processo de regeneração:

1) Hidratante: assim que chegar da praia, passe um hidratante em toda a área atingida de uma a três vezes ao dia, beba bastante água e evite ambientes e banhos quentes.

2) Não puxar a pele que se solta: Não existe uma pessoa que resista: deixar de puxar as peles que estão soltando é uma tarefa quase impossível. Mas esta não é a melhor atitude. Se você tem uma casca ou pele que está aderida é porque ainda não houve cicatrização embaixo dela. Por isso, a importância de deixá-la se soltar sozinha. Uma opção para acelerar o processo é passar cremes hidratantes ou óleo de amêndoas

3) Fuja do sol: Jamais encare outra sessão de tortura, expondo a pele novamente ao sol enquanto ela estiver descascada. Isso vai causar ainda mais danos e o aspecto divergente de tonalidades só vai aumentar!

4) Maquiagem: Algumas meninas gostam de usar maquiagem para disfarçar as tonalidades. Cuidado! Certifique-se de que o produto é de boa qualidade, e não exagere, pois o excesso pode irritar ainda mais a área descascada e causar outros danos e irritabilidade.

5) Proteja-se: Use protetores como bonés e viseiras para cobrir a área atingida.

6) Produtinhos, cremes e óleos: Há produtos específicos para estes casos, como loções, óleo de amêndoas e cremes. Mas, não use sem antes consultar um dermatologista. Lembre-se de que a pele está bastante fragilizada, e uma química errada pode ser fatal e piorar ainda mais a situação.

7) Não coçar: Quando a pele está descascando é comum sentir uma forte coceira, que pode ocasionar ferimentos na pele que já está sensível. Ela acontece devido à descamação, mas nada de coçar. Para a coceira acabar basta hidratar bem a pele, ao menos duas vezes por dia. Se a coceira for muito intensa é necessário o uso de uma loção ou creme com cortisona, receitadas por um médico.

A sua pele não vai deixar de descascar, mas, tomando esses cuidados, ela deve voltar ao normal em um tempo menor, dependendo da gravidade da situação.  Tenha paciência, e da próxima vez, capriche no protetor solar. Há algumas marcas específicas para a pele negra.

É importante lembrar que nem sempre ele é suficiente para evitar a descamação da pele após dias de sol. Principalmente quem passa, praticamente, o ano todo longe da exposição ao ar livre tende a sofrer com os descascados que, além de deixarem o bronzeado cheio de manchas, oferecem diversos riscos para saúde.

E lembre-se: a mulher negra possui mais facilidade de ter manchas na pele, especialmente no rosto. Sendo assim, a cor pode ficar manchada, mesmo após o fim da descamação. Portanto, não pague este mico. Lembre-se de que, no dia seguinte da praia, a vida continua e todos vão reparar no seu rosto. O melhor segredo é prevenir, para não ter que remediar!

Tags: , , ,

Compartilhe

Veja também:

Como se cuidar no inverno

Como se cuidar no inverno

08/07/2012

A estação mais fria do ano já chegou. E, para desespero das mulheres, chegaram também...

Dicas de maquiagem para subir ao altar

Dicas de maquiagem para subir ao altar

10/05/2012

O mês de maio é, e sempre será o mês das noivas. E na hora...

Como tratar as rugas da pele negra

Como tratar as rugas da pele negra

15/04/2012

Todo mundo sabe que ter a pele negra é ser privilegiado quando o assunto é...

Adicionar um Comentário